Notícias
IBDFAM-MS e Defensoria Pública firmam parceria para ampliar atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência
O Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Mato Grosso do Sul – IBDFAM-MS, firmou um termo de cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado – DPGE-MS para ampliar o atendimento psicológico oferecido a mulheres vítimas de violência intrafamiliar e em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidas pela instituição pública.
O suporte será prestado por psicanalistas do Grupo de Atendimento Clínico – GAC, vinculado ao Comitê de Mulheres e Psicanálise da Associação Psicanalítica Internacional – COWAP/IPA. Especializado no acolhimento de mulheres em situação de violência, o grupo já atua em estados como Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A metodologia aplicada considera as influências socioculturais e a misoginia presentes em sociedades patriarcais e violentas, revisitando os conceitos de feminino e masculino sob uma abordagem crítica.
Além de fortalecer o suporte psicológico, o IBDFAM-MS oferecerá orientação jurídica à equipe, visando garantir um entendimento aprofundado dos direitos das vítimas e contribuir para seu empoderamento e acesso à Justiça.
Participam dessa parceria a presidente do IBDFAM-MS, Ana Medeiros; a presidente da Comissão de Psicologia Jurídica do IBDFAM-MS, Michelle Zompero; e as integrantes Allana Queiróz e Cláudia Moura, ambas membros da comissão.
Ainda compõem a iniciativa Renata Gomes Bernardes Leal, gestora de projetos e convênios da DPGE-MS; Zeliana Luzia Delarissa Sabala, coordenadora do Núcleo Institucional de Projetos e Convênios da Defensoria – Nudem; e Rosa Sender Lang, coordenadora do GAC.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br